05/02/2013 13:53

Karina Pilotto

Bandas da região se reúnem em álbum compartilhado

"Disritmia - Volume 1" é lançado hoje pelo Estúdio RG Produções

Portal liberal.com.br

Fazem parte da coletânea "Disritmia" bandas de folk, metal, pop rock, eletrônico, entre muitos outros estilos musicais

Divulgação

A união faz a força. O velho ditado foi usado "ao pé da letra" por 14 bandas da região que se uniram para a gravação do álbum "Disritmia - Volume 1", coletânea organizada e quer será lançada hoje pelo Estúdio RG Produções, de Americana. De acordo com Guilherme Malosso, proprietário do local e idealizador do álbum, o trabalho tem como objetivo dar espaço para as bandas do cenário independente.

O nome do álbum justifica-se pela quantidade de ritmos que carrega. Fazem parte da coletânea bandas de folk, metal, pop rock, eletrônico, entre muitos outros estilos musicais. Para a gravação foram reunidos os grupos Ditadores do Pão Sírio, Minottauro, Moana, Sexo, Marguerbes, Fernando Falcade, Deathtrom, About a Soul, Cardiac, Cafeine Blues, Sequela Hardcore, Hurry Up, The 900 e Dallas. "Todas foram escolhidas por mim, são trabalhos que eu admiro. O estúdio não cobrou o uso do espaço e ajudou na produção. As bandas ficaram responsáveis pela verba para as prensagens do CD, de mil cópias", detalha Guilherme. Cada banda receberá cerca de mil cópias para distribuição do material.

Guilherme comenta que não se trata de um álbum eclético e sim de uma oportunidade para os músicos que estão se destacando na cena da região. "Nunca faço nada pra agradar os outros. Não gosto dessa ideia de ser eclético, acredito que todo mundo tem um gosto e preferências específicas. A ideia é divulgar as bandas que estão na estrada faz tempo e precisam de destaque", explica. O trabalho contou com a participação de mais de 100 pessoas, entre integrantes de bandas e colaboradores, além da participação de Julio Lisboa e Pablo Ardito, responsáveis pela capa junto aos artistas.

De acordo com o produtor, a coletânea terá uma nova edição todos os anos a partir de 2013. "A ideia é de que as bandas tenham um lugar comum para compartilhar músicas inéditas que não se encaixem em seus álbuns. Hoje existe muita banda boa na região, com muitos músicos bons", ressalta Malosso.

Internacional
Entre as músicas que integram o "Disritmia" está "Alicerce", gravada pela banda Moana, de Americana. O trabalho foi divulgado na internet e ganhou destaque entre os críticos internacionais. A mesma música foi lançada em um site de um projeto americano dedicado ao estilo metalcore. "Foram selecionadas músicas de bandas do mundo todo e reunidas em uma compilação, disponível para download. Até o momento, o projeto alcançou mil downloads! Várias pessoas de fora do país têm conhecido nosso som e acabaram curtindo a nossa página no Facebook", conta Vinícius Nascimento, baixista da banda.

Atualmente, o grupo está entre as bandas com maior destaque no cenário independente do país. De acordo com Vinícius, a ideia da coletânea do Estúdio RG colabora com a divulgação das demais bandas da região. "Com certeza vai dar um 'gás' na cena underground do interior, coisa que estava muito fria e parada até a algum tempo atrás. Hoje é possível perceber uma movimentação crescente por parte do público e das bandas. Tem muita banda boa que acabou ficando de fora, mas que com certeza entrariam se rolasse o segundo volume", ressalta. O grupo está preparando o seu primeiro CD, "Oceano Paralelo", que será lançado em abril.

O envio de qualquer comentário
é de responsabilidade do usuário.

2 Comentários


Rick

06/02/2013 17:44

m.Liberal via Liberal mobile

Bela iniciativa! Trampo profissa nota 10!


marcelo

05/02/2013 17:03

animallll