Cana, energia, ambiente
Matéria publicada na edição impressa desta sexta-feira (dia 9) do jornal O LIBERAL aponta que a cana já é a segunda matriz energética do País, ultrapassando a hidreletricidade, que sempre foi a nossa principal fonte de energia. Trata-se de um reflexo imediato do sucesso do etanol, muito utilizado pelos carros flex inventados no Brasil.Com base na leitura da reportagem, que está na página 16 da edição impressa do LIBERAL, vamos discutir a utilização da cana como fonte de energia. Seria ela uma saída para salvar o planeta, considerando que os biocombustíveis utilizam fonte renovável, poluindo menos do que o petróleo, por exemplo? Ou seria um perigo, já que o plantio destinado aos biocombustíveis utiliza terra em que se poderia plantar alimentos?
Mais que isso: e as pastagens, que ocupam enormes espaços de terra no Brasil, não seriam outro fator a se considerar na questão ambiental, já que geram desmatamentos? Para se ter uma idéia, a energia gerada pela carne bovina é um décimo do que geraria de energia o alimento vegetal, se fosse utilizado diretamente pelo ser humano em vez de ter de alimentar o boi. Os vegetais que o boi come para gerar um bife seriam suficientes para uma refeição a 40 seres humanos.
Vamos ao debate!
Foto: Cleiber Ribeiro / O LIBERAL



4 Comentários:
Lendo o artigo, lembrei-me da frase, 'se ficar o bicho come, se correr o bicho pega', o que fazer? Entretanto, se tivermos equilíbrio em nossas ações,ajudaríamos muito, ou mehor ainda, nada de carne bovina em nossa alimentação, afinal não somos carnívoros ou somos? Profa. Graciana (DERA)
Somos Professoras na escola Guiomar e estamos trabalhando com os alunos as notícias do jornal O LIBERAL e queremos enviar nosso comentário no BLOG
Após debater o texto Cana,energia e ambiente com os alunos das 4ª séries A e B pensamos que o jornal tem razão em se preocupar com o espaço que iremos precisar para plantar os cereais necessários para a nossa alimentação e a pastagem que o gado precisa, reconhecendo a carne como fonte necessária de energia para o ser humano. Não tem como dizer que o uso deste combustível vai salvar o planeta, acreditamos que temos outros meios para preservar o meio ambiente.
Parabenizamos o que o jornal já está fazendo que é plantando árvores fazendo o reflorestamento de mata ciliar.
Um abraço :
Alunos e professoras Idinéia e Doralice da Escola Estadual Profª Guiomar Dias da Silva
NOS TEMOS QUE FAZER MUITAS COISAS NO DIA-DIA ,PARA AJUDAR A NATUREZA COMO: N?O JOGAR LIXO NA RUA ,ECONOMIZAR A ?GUA,SEPARAR OS RECICLAVEIS COMO:PAPEIS,PLASTICOS,GARRAFAS PETS ETC... ENT?O VAMOS FAZER TUDO DIREITINHO PARA AJUDAR O NOSSO AMBIENTE E A NOS MESMO.
GABRIELA 6?A
No Jornal do Aluno da 8° série trabalhado nos 42 dias no início do ano letivo esse tema foi retratado, inclusive há textos sobre o ETANOL.
A reportagem do jornal propõe uma reflexão sobre um assunto que é muito importante, despertando interesse nos alunos visto que aqui na região estamos inseridos em uma cultura canavieira.
Postar um comentário
<< Início