9.06.2007

Pavarotti popularizou e vulgarizou a ópera

O biógrafo Robert Levine, um dos maiores especialistas do mundo na vida da soprano Maria Callas, escreveu certa vez que de todas as cantoras de óperas, ela era a única capaz de popularizar o estilo, pois parecia ser a primeira que fazia sexo.
Algo parecido pode ser dito sobre o tenor italiano Luciano Pavarotti, falecido nesta madrugada, aos 71 anos, na Itália. Longe do esnobismo que muitas vezes atinge certos setores da música erudita, Pavarotti gostava de ser amado pelo povo e por toda sua carreira, dedicou-se como nenhum outro a levar o canto lírico às massas. Não foi o único a tentar, mas foi o primeiro a conseguir: Que outros nomes da ópera têm seus Cds vendidos por camelôs nos calçadões?
Na ânsia de chegar aonde nenhum outro jamais esteve, acabou por dando grandes tropeços, vulgarizando peças clássicas ou soando alienígena em gravações pop, como “Pavarotti And Friends” e “Os Três Tenores”, dois maiores passos em falsos do cantor.
Mas isso logo ficará para trás, pois no inferno das boas intenções Pavarotti merece sacada de frente para mar. De preferência um mar como o da Itália, que ele tanto amava.

3 Comentários:

Juliano disse...

A indústria cultural, como propõe Adorno, talvez tenha sido o motivo dessa vulgarização. De certa forma, tem seu lado positivo: ajudou a divulgar esse estilo musical.
rss

6 de Setembro de 2007 21:46  
Andréa Mesquita disse...

Concordo com Juliano. Tive a felicidade (ou infelicidade, já que o final foi péssimo) de namorar um cara que amava ópera (isso bem antes de "Os Três Tenores"). Com isso aprendi quem era Pavarotti, Placido Domingo, Jose Carreras e outros mais. Lendo a biografia de Maria Callas (espetacular, por sinal), entendi o verdadeiro significado da ópera, e que todos deviam ter acesso a ela. Pavarotti errou? Talvez, mas pelo menos hoje muita gente sabe o que a ópera significa para o mundo. E que ele descanse em paz, a paz que só aqueles que democratizaram algo tão elitista poderão um dia alcançar.

9 de Setembro de 2007 17:31  
Anônimo disse...

Póetico seu cometário.. Andréa
gostei

19 de Setembro de 2007 13:36  

Postar um comentário

<< Início

Editor
linha
PerfilLuciano Assis
Luciano Assis, 29, é repórter do Caderno L do jornal LIBERAL, onde escreve diariamente sobre música, literatura, cinema, teatro e artes plásticas. É também o responsável pela coluna “Entrelinhas”, publicada na edição de domingo do jornal, onde analisa assuntos culturais que foram notícia no decorrer da semana.
Perfíl do Blog
linha
O Blog Entrelinhas é uma extensão do Caderno L do LIBERAL, e tem como meta informar, comentar e analisar aspectos relevantes da Cultura local, nacional e internacional de forma ágil e interativa com seus leitores, criando uma rede de discussão acerca do mundo dos espetáculos.

linha
Bravo Online
Jazz Mais
Rizoma
Daniel Piza
Lesinrock
Contra Campo
NoMínimo
New Yorker
Senhor RF
Cinefilia
Anteriores
linha
Os Simpsons e a arte de traduzir seu tempo
Para gostar de ler
Medo e delírio em português
Cartum Suspeito
A cultura e as datas
Raul por ele mesmo
Festival de brasilidade
A rosa do povo
Direto do túnel do tempo
O vilão abre o coração
Arquivo
linha
Julho 2007
Agosto 2007
Setembro 2007

Powered by Blogger