19.6.09

A cidade virando piada

Não sei qual a maior vergonha para Americana: a doação de ruas públicas a empresa privada (perigo sobre o qual O LIBERAL alertou, no dia da votação na Câmara, em 23 de abril) ou o fato de os políticos da cidade estarem, ontem, se achando estrelas com a presença do CQC na Câmara, dando entrevistas e tentando explicar o inexplicável.

Quando o programa for ao ar, a cidade passará ao Brasil inteiro uma imagem de terra sem lei, um arraiá de coronéis que rasgam a constituição do Estado para doar espaço público ao poder privado. E onde políticos, mesmo diante do escracho, ainda posam para a telinha mágica com pinta de quem está "esclarecendo tudo".

É muito provincianismo para uma cidade bonita, com uma estrutura urbana invejável e que já foi berço de iniciativas históricas, em Carioba, por exemplo, onde surgiu dos primeiros asfaltos e das primeiras hidrelétricas do Brasil. Uma cidade que já foi referência pelo revolucionário Ginásio Vocacional e já coroada princesa tecelã, tendo ainda hoje em seu território uma das poucas cadeias têxteis do planeta em atividade, com produção e potencial.

Onde estão os novos líderes desta terra? Nosso destino será virar piada em programa de TV?

ÁUDIO: ESCRACHO.mp3

Fotos: Paulo A. Tibério / O LIBERAL

64 Comentários:

Anonymous Marilucio Videira disse...

O pior nessa história toda Marcos, é que, no início do ano, com o resultado das eleições, toda a cidade se encheu de esperança com a vitória do novo prefeito, pois acreditavamos em mudanças, que pelo jeito, não vieram e talvez jamais aconteçam. A única coisa que estão conseguindo é tornar a nossa querida cidade um escracho nacional.

19/06/09 07:00  
Anonymous Luís Fernando de Souza disse...

Este pessoal do CQC ira ridicularizar a cidade de Americana em plena Rede Nacional de Televisão! Tantas coisas mais importantes para serem discutidas e ficam ressuscitando este assunto! Já esta feito! A Lei foi aprovada! Dizem que são os moradores do São Vito que estão fazendo esta pressão, pois digo que não, os lideres desta campanha contra a lei são Adelino Leal e Antonio Mentor, que fazem oposição à qualquer preço e pegam carona para ficar em evidencia na midia local. Destaco também que os moradores estão sendo induzidos por um unico comerciante, onde já não tem argumentos para criticar o fechamento das ruas e parte para atos sensacionalistas! Ninguém destaca a importancia que teve a aprovação desta Lei, como a manutenção de 300 empregos e a permanência e expansão da Empresa na cidade! Acham que 300 são pouco? Agora não lembram as familias destes trabalhadores que lutam dia a dia para garantirem o seu sustento!
Senhores vereadores, os funcionários e famílias, agradecem a manutencão de nossos empregos!

19/06/09 07:57  
Anonymous Luís Fernando de Souza disse...

Este pessoal do CQC ira ridicularizar a cidade de Americana em plena Rede Nacional de Televisão! Tantas coisas mais importantes para serem discutidas e ficam ressuscitando este assunto! Já esta feito! A Lei foi aprovada! Dizem que são os moradores do São Vito que estão fazendo esta pressão, pois digo que não, os lideres desta campanha contra a lei são Adelino Leal e Antonio Mentor, que fazem oposição à qualquer preço e pegam carona para ficar em evidencia na midia local. Destaco também que os moradores estão sendo induzidos por um unico comerciante, onde já não tem argumentos para criticar o fechamento das ruas e parte para atos sensacionalistas! Ninguém destaca a importancia que teve a aprovação desta Lei, como a manutenção de 300 empregos e a permanência e expansão da Empresa na cidade! Acham que 300 são pouco? Agora não lembram as familias destes trabalhadores que lutam dia a dia para garantirem o seu sustento!
Senhores vereadores, os funcionários e famílias, agradecem a manutencão de nossos empregos!

19/06/09 07:57  
Blogger Cristiane Benedicto disse...

Vergonha!!!!
Ver a nossa cidade ser satirizada!!!
Esses "políticos" não tem Vergonha na cara!!!
Como você mesmo lembrou , Marcos, Americana, que já "foi" cidade modelo, hoje nos americanenses, vamos servir de piada em rede nacional!!!!
Vergonha!!!

19/06/09 08:28  
Anonymous Anônimo disse...

ñ acho q o programa CQC veio ate a cidade apenas para fazer piada pois este quadra q eles vieram gravar na cidade fala de irregularidades q os manda chuva da cidade deixam de fazer ou fazem vista grassa para o problema é muito bom ver q alem de nos população e trabalhodores da cidade ñ estamos sozinhos para lutar contra as coisas erradas q acontece em nossa bela cidade quem sabe agora aparendo em todo o brasil nossos politicos tomem vergonha na cara e fazem as coisas certas pois se eles ñ sabem esse quadro dom programa mostra coisas ruins q politicos deixam acontecer em suas cidades e se estivem preocupados ñ ficar se achando estrelinhas com a presença do programa na cidade eles tinham q se sentir envergonhados por eles estarem recebendo o programa q sera transmitido pra todo o brasil.

19/06/09 08:29  
Blogger Whelder disse...

ñ acho q o programa CQC veio ate a cidade apenas para fazer piada pois este quadra q eles vieram gravar na cidade fala de irregularidades q os manda chuva da cidade deixam de fazer ou fazem vista grassa para o problema é muito bom ver q alem de nos população e trabalhodores da cidade ñ estamos sozinhos para lutar contra as coisas erradas q acontece em nossa bela cidade quem sabe agora aparendo em todo o brasil nossos politicos tomem vergonha na cara e fazem as coisas certas pois se eles ñ sabem esse quadro dom programa mostra coisas ruins q politicos deixam acontecer em suas cidades e se estivem preocupados ñ ficar se achando estrelinhas com a presença do programa na cidade eles tinham q se sentir envergonhados por eles estarem recebendo o programa q sera transmitido pra todo o brasil

19/06/09 08:30  
Anonymous Anônimo disse...

Os caras do QCQ....estão certos...
Não precisavam nem oferecer dinheiro, só o ingresso, pro Luciano tá bom.

19/06/09 08:33  
Anonymous Ducon disse...

Como um País Cristão e conhecedor dos evangelhos posso afirmar que: “A palavra do homem é sim, sim, não, não” o que for, além disto, provem do maligno”; faço esta menção pelo fato de alguns políticos americanenses brincarem de falar a verdade para seus eleitores. Vou discorrer que se foram alvos de piadas e sátira do CQC é porque deram moleza, o vereador mais votado de Americana se tornar secretario de governo foi além de sua verdade de fiscalizar e sugerir leis usou seus eleitores como curral eleitoral. Neste momento estamos no meio de uma crise moral pelo Brasil afora, o primeiro asfalto da América Latina foi o orgulho dos pioneiros desta terra, hoje o mesmo asfalto está sendo tomado pelo poder privado em busca dos interesses financeiros. A vinda de uma empresa de transportes para Americana encheu a boca do secretario e do prefeito de novos empregos, mas pergunto: a empresa vai demitir seus atuais funcionários e contratar novos funcionários da cidade de Americana? Irá transferir seus caminhões para a cidade de Americana e recolher o IPVA aqui? O frotista que loca os veículos para o município vai fazer o mesmo e recolherá o ISSQN no município? Chega de hipocrisias

19/06/09 08:41  
Anonymous Anônimo disse...

Eu não acho que isso é ruim pra cidade, isso só acontece quando politicos não fazem o que deve ser feito. Isso acontece em todo territorio brasileiro. E acho que piada não é o caso do CQC por causa de suas perguntas logicas e diretas eles conseguem esclarecer o que o povo deseja.

Beijo me Liga...

19/06/09 08:44  
Blogger Karina Menegatti disse...

Brogna eu achei foi pouco! Foi ótima a iniciativa da moradora colocar em PROTESTO essa ação, e que eles passem de ESTRELINHAS RIDICULOS, afinal eles vão perceber que todos irão ridiculariza-los por este ato, o CQC é um excelente programa, é o humorismo inteligente que faltava!

19/06/09 09:00  
Blogger Luis Fernando disse...

Este pessoal do CQC ira ridicularizar a cidade de Americana em plena Rede Nacional de Televisão! Tantas coisas mais importantes para serem discutidas e ficam ressuscitando este assunto! Já esta feito! A Lei foi aprovada! Dizem que são os moradores do São Vito que estão fazendo esta pressão, pois digo que não, os lideres desta campanha contra a lei são Adelino Leal e Antonio Mentor, que fazem oposição à qualquer preço e pegam carona para ficar em evidencia na midia local. Destaco também que os moradores estão sendo induzidos por um unico comerciante, onde já não tem argumentos para criticar o fechamento das ruas e parte para atos sensacionalistas! Ninguém destaca a importancia que teve a aprovação desta Lei, como a manutenção de 300 empregos e a permanência e expansão da Empresa na cidade! Acham poucos 300 empregos? Pois é, esquecem que todos estes funcionários tem família para sustentar e necessitam deste emprego para garantir uma vida digna à seus filhos!
Senhores vereadores, os funcionários agradecem a manutencão de nossos empregos!

19/06/09 09:01  
Anonymous Anônimo disse...

O título da matéria não deveria ser "cidade virando piada" e sim
"Prefeito e legistativo local são piadas".

19/06/09 09:09  
Anonymous Anônimo disse...

Eu acho uma maravilha a cidade virar piada, ela é mesmo uma grande piada, o portal é uma grande piada.......

19/06/09 09:11  
Anonymous Anônimo disse...

Esse é o preço do nosso voto. Enquanto a população não criar uma conciência efetiva do cenário político do nosso pais, vamos ver mazelas como esta com o nosso patrimônio público e do nosso dinheiro suado arrecadado com os impostos.

19/06/09 10:05  
Anonymous Anônimo disse...

Demorou para desmascararem os políticos de Americana e as concessões realizadas por eles só para lucrar algumas regalias...

O dinheiro público não é brincadeira, imagine ainda sendo utilizado a favor de terceiros!!!

Aí a prefeitura corta o repasse a 50 crianças assistidas pelo município. Crianças que realmente necessitam!!!

Acho que é um princípio para que o mundo volte a entrar nos eixos!!

Parabéns ao pessoal do CQC pela reportagem e a quem denunciou!!!

19/06/09 10:05  
Anonymous Anônimo disse...

Uma verdadeira palhaçada...
Enquanto o povo continuar sentado na cadeiira e achando que tudo esta bem como esta!
é isso que vai acontecer... viramos piada!

19/06/09 11:10  
Anonymous ALFREDO disse...

Caro Marcos. Os vereadores votaram pensando estar defendendo uma boa causa, quando na verdade estavam institucionalizando um instrumento de apropriação de um bem público a um ente privado. Isto em troca de alguns penduricalhos que a Prefeitura estava a dever aos munícipes. Agora o ridículo desta situação está exposto por obra dos próprios cidadãos que viram seus direitos serem ultrajados e que são ouvidos sòmente antes das eleições. Que isto sirva de lição para estes nobres senhores.

19/06/09 11:20  
Anonymous Anônimo disse...

É meus caros, a cidade colhe os frutos que plantou! A eleição do novo prefeito só foi fachada, pois a palhaçada continua. De novo, só o candidato, pois é mais um político como todos os outros. Que bom que o CQC nã perdoou mais essa e mostra para o Brasil todo as "coisas" de Americana.

19/06/09 12:58  
Anonymous Anônimo disse...

To me divertindo lendo essa reportagem! Um assunto relativamente sério, onde mostra a palhaçada que os políticos da cidade estão fazendo conosco se passando por estrelinhas sendo divulgado em rede nacional, enqto existem muitos outros problemas na cidade que poderiam ser resolvidos e divulgados em rede nacional de uma maneira positiva!!!!
Isso só vai queimar a cidade, denegrir a imagem de uma cidade que tanto elogiam por suas várias qualidades, e agora estamos num programa de HUMOR inteligente, por conta de secretário e vereadores ridiculos beneficiando empresários.

19/06/09 13:03  
Anonymous MarcãoVilaMedon disse...

Caro Marcos Brogna.
Sou americanense nacido nesta cidade a 50 anos.
Passei toda minha infância na Vila Medon e amo de paixão esta cidade.
Hoje fiquei muito triste quando peguei meu Liberal a li a primeira página.
Me deparei com dois vereadores rindo debochadamente do que fizeram de mal ao povo americanense.
Prefiro nem comentar oq acho dessa gente menor que tomou conta de Americana.
Queria dizer ao leitor Luis Fernando de Souza que o pessoal do CQC apenas procuram locais motivo de piada e infelizmente hoje nossa querida cidade é motivo de piada´por causa dessa gentinha menor que transformou a câmara municipal em um circo ridículo.
As duas figuras que aparecem medonhamente rindo nas páginas do LIBERAL me dão nojo.

19/06/09 13:10  
Anonymous MarcãoVilaMedon disse...

Meu Deus vem esse sr Luis Fernando de Souza querer justificar tamanha canalhice e desrespeito a lei dizendo que salvariam 300 empregos.
Isso foi uma tremenda jogada dessa empresa com intuito da chantagem barata.
Não coloque a c ulpa em quem não tem sr Luis.
Não sou petista e nunca serei mas o sr Mentor e sr Leal não tem nada a ver com tanta estupidez e sei lá mais oq dessa gentinha torpe.
A democracia e feita para se fazer a vontade da maioria sr Luis e não de uns poucos.
O sr diz que isso é uma lei e deve ser respeitada mas a constituição Paulista diz claramente que lei inventada aqui na ridicularizada Americana é inconstituicional.
QUE SE FAÇA JUSTIÇA.
Nada justifica prejudicar e ridicularizar uma população toda e beneficio de uns poucos.

19/06/09 14:05  
Anonymous Silvio disse...

Marcos,
Quais foram os vereadores que votaram a favor do fechamento da rua?

19/06/09 14:17  
Anonymous José Carlos disse...

Brogna e leitores, eu já escrevia no blog que Americana já era uma província, o CQC só está comprovando e mostrando ao Brasil que Americana de fato é provinciana e terra de coronéis, não adianta o povo e todos os meios de comunicação não acharem isso. Mais uma vez, onde está o prefeito que só aparece na coluna social ? Os vereadores ? Cade o cara que me parou na rua pedindo para votar no Paulo Chocolate porque ele ia dar emprego para o pessoal que frequenta a igreja dele ? Esse programa eu não perco com certeza

19/06/09 14:46  
Anonymous Luiz Carlos Pôrto disse...

Marcos

Além da óbvia tristeza pelo fato de Americana passar em rede nacional como uma cidade de coronéis, acho que o mais importante para o debate é o fato de um jovem político, como o Prefeito de Americana, não ter uma visão moderna de mundo.

Vivemos no mundo da comunicação, das redes sociais, da ação colaborativa, da liberdade de expressão. Não é possível que um jovem não perceba que ações autoritárias, típicas dos coronéis de antigamente, serão atropeladas pela sociedade organizada. Vale lembrar que neste ano a sociedade organizada conseguiu retirar a Petrobras do Índice de Sustentabilidade Empresarial da Bovespa porque a empresa não cumpriu um compromisso ambiental.

Eu tinha muita esperança em um jovem para renovar a política de Americana. Infelizmente, percebo que ele não lê, não se informa, não tem a visão de mundo que se espera dos líderes do Século 21. Nos resta esperar o próximo né? Infelizmente.

19/06/09 16:43  
Anonymous MarcãoVilaMedon disse...

Ontem revoltado com os elementos nocivos a Americana escrevi um e-mail pra cada um questionando se estavam felizes de ver Americana ridicularizada a nível nacional.
A única que demonstrou coragem e po isso subiu no meu conceito foi a vereadora Leonora.
Embora não concordando com ela a mesma demonstrou que não está se lixando para os eleitores.
Os outros vereadores se mostraram covardes e não responderam pois estão se lixando para o povo como disse um certo deputado.

19/06/09 17:13  
Anonymous gilson polizelli disse...

Os vereadores e que pediram, o que eu lamento e que esqueceram de pedir a producao pra ir na empresa do nobre vereador que tambem fechou a rua, quanto aqueles que votaram no novo querendo novidades, entao, Americana em rede nacional para os jovens assistirem!

19/06/09 17:28  
Anonymous Anônimo disse...

O pessoal do CQC não veio fazer piada em Americana. A piada já estava pronta!

19/06/09 18:10  
Anonymous Cristiane Benedito disse...

Srº Luis Fernando.

È muita infantilidade de sua parte culpar, quem quer que seja, por essa vergonha nacional, quando os verdadeiros responsáveis, não estão cuidando, zelando da nossa cidade como deveriam, e pior são pago com o nosso dinheiro!!!
È o cumulo do absurdo pagar, para ser massacrada em rede nacional.
Mas ainda bem, que temos Jornais com o Liberal, que temos QCQ, quem sabe assim os verdadeiros responsáveis, criem vergonha na cara!!!!
Se essa administração fizesse o que se comprometeu com o povo de Americana, ninguém criticaria.

19/06/09 18:57  
Anonymous Carlos Azevedo Antunes disse...

Lá vem o tema mais polêmico da cidade no primeiro semestre: O Fechamento das Ruas do São Vito! Exato...polêmico mesmo. Mas e a situação dos trabalhadores da Neo Têxtil? Seus Empregos estão em jogo! Não é polêmico isto? São 300 familias podendo perder seu sustento! Convivemos com o drama de uma eventualidade da empresa ir embora da cidade, justamente por causa desta revolta dos moradores vizinhos, colocando em dúvida a credibilidade da empresa, expondo-a ao ridículo indo à rede nacional pela BAND, no programa CQC, fazendo disto um carnaval de sensacionalismo, onde de engraçado, não tem nada. Fico indignado com a postura do PT de Americana, referindo especificamente ao Deputado Antonio Mentor e o vereador Adelino Leal, que pegaram carona com o tema e se colocaram a disposição dos moradores e nem sequer procuraram saber os objetivos da empresa e as opiniões dos trabalhadores! Logo o PT, que se orgulha de suas raízes, viraram as costas por aqueles que o defenderam! Único objetivo deles é ser oposição à tudo e à todos! Infelizmente!

20/06/09 06:05  
Anonymous Andre disse...

Não entendo esse sentimento de, digamos, traição em relação ao atual prefeito de Americana.
Quem acompanhou os movimentos do atual prefeito enquanto este ainda era vereador, por meio do próprio O Liberal, sabe que não há nenhum motivo para demonstrar surpresa diante de suas atitudes.
Mas o que esperar de eleitores que insistem em reeleger gente como o Macris, por exemplo.

20/06/09 16:33  
Anonymous Amauri Ritando disse...

Então está certo Sr. Luis Fernando, então o pedaço da rua que foi doada deve ter seu custo pago pela empresa, ou seja, os postes de luz, rede água e esgoto, asfalto, etc, custeados pela empresa, ou o senhor vai pagar a conta ???? Porque eu não vou não....

20/06/09 22:46  
Anonymous J. Paulo Cambraia disse...

1- O vereador Nogueira também fechou a rua pra sua empresa particular. 2- A NeoTêxtil criou 60 empregos, mas havia demitido 60 pouco antes de "comprar" a rua. 3- Por que a tal ambulância que eles iam dar não veio agora com o convênio firmado pelo De Nadai? 4- Por que o secretário Corrêa não deu a mesma atenção a outros empresários que, continuamente, vemos notícias de que estão fechando seus negócios em Americana e indo para cidades vizinhas? 5- É bom trazer conferências empresariais para cá, mas o secretário devia assistí-las também, para aprender um pouco.

21/06/09 11:07  
Anonymous Pedro Augusto disse...

Até concordo com o Sr. Luis Fernando, 300 empregos são 300 famílias "empregadas", só acho que a "venda" da rua poderia ser feita em última instância, a pergunta que faço é: Será que os vereadores que e o nosso prefeito playboy não pensaram em outra alternativa ?? Aceitaram essa proposta logo de cara em vez de botar a cabeça para funcionar ?? Vou dar uma alternativa aqui, os vereadores não mudaram para um prédio maior, espaçoso, alegando que o metro quadrado era mais conta que o antigo prédio (Que piada isso mas...)? Então, deve ter espaço suficiente nesse prédio para abrigar escola, empresa, etc. Porque eles não usam esse espaço de forma mais adequada ?? Ou eles estão usando para colocar seus parentes ??? Cadê o deputado Macris que ficou viajando quando era deputado federal e se omitiu em vez de falar dessa mamata que os deputados tem ??? Cadê o prefeito playboy que se omitiu quando era vereador perante contas no DAE ??

21/06/09 12:13  
Anonymous André Augusto disse...

Sou nascido no interior do PR, fiz faculdade em Curitiba/PR e desde 2002 moro em Americana/SP. Tenho a seguinte opinião sobre essa cidade. Que alguns ricos aqui mandam, mandam ! Que a imprensa, aquela da coluna social principalmente, e Eclética de O LIBERAL se enquadra nisso perfeitamente, porque o Sr. Wagner Sanches vai a festas dos ditos "poderosos" para tirar fotos e mostrar na sua coluna, porém, se falar mal os poderosos não deixam ele entrar na festa. Até já presenciei um caso onde ele mesmo falou que só tirava foto de gente importante (Leia-se gente rica) ou seja, tudo isso mostra que gente do próprio LIBERAL não dá credibilidade, não adianta a primeira página do jornal criticar prefeito, vereador, gente rica e o dono da coluna social ir lá pagar uma e mostrar as mesmas pessoas em outras páginas. Cadê a matéria falando que o Clube dos Cavaleiros de Americana (CCA) devia conta de água ?? E o CCA tem presidente, diretor não tem ? Cadê o nome deles ?? Cadê O LIBERAL dando nome aos bois ?? Cadê a imprensa de
Americana mostrando com fatos o nome dos políticos que não fazem nada ? Cadê O LIBERAL mostrando o nome de gente rica que deve estar devendo até a meia do pé pro banco mas que vive esnobando todo mundo ? Cadê O LIBERAL fazendo blitz nas ruas e mostrando gente com carro importado fazendo barbeiragem e falando ao celular no trânsito americananse ?? Cadê O LIBERAL fazendo uma campanha contra os políticos que não fazem nada ?? Viva ODORICO PARAGUAÇÚ, porque Americana tá cheio desse personagem... inclusive dentro do próprio LIBERAL.

21/06/09 17:19  
Anonymous MarcãoVilamedon disse...

Sr Carlos Azevedo Antunes.
A historrinha contada pela empresa é uma tremenda FALÁCIA.Não vai demitir ninguém não.
Nossos queridos vereadores aceitaram uma CHANTAGEM que já foi usada a anos atrás quando esta mesma empresa chamava-se Elizabeth.
A diferença é que na época tinhamos pessoas sérias na prefeitura e câmara.
Sabe oq aconteceu?
NADA NADA NADA

21/06/09 19:02  
Blogger Marcos Brogna disse...

Caro André, alguns pontos precisam ser esclarecidos após o "tiroteio" do seu comentário. Permita-me, pois:
- A coluna social está presente em eventos diversos, não apenas onde há a elite da cidade. Não pautamos nosso colunismo por preconceitos contra este ou aquele. Não estar nos eventos da elite seria tão preconceituoso quanto não divulgar quem não é da elite;
- A coluna social não é espaço de discutir relações de poder político e sim mostrar pessoas, hábitos, tendências. O jornal tem outros cadernos para focar a política e suas falhas, e tem feito isso diariamente;
- A matéria sobre a dívida de água do Clube dos Cavaleiros esteve, com exclusividade, nas páginas do LIBERAL, em várias manchetes, no ano passado. Aliás, a cidade só soube disso porque publicamos. Acontece que tudo sobre o assunto já foi revelado (inclusive com todos os nomes dos envolvidos) e voltar ao tema seria um ato repetitivo. Aliás, após a matéria, o clube parcelou a dívida e começou a pagá-la, portanto o jornal se mostrou eficiente em defesa do interesse público;
- Um jornal não pode nem deve revelar dívidas pessoais de gente que se mostra rica. Isso é problema pessoal de cada um e a lei proíbe tal divulgação. O LIBERAL se atém ao que é público, às dívidas relativas à máquina pública;
- Sobre políticos que não fazem nada, O LIBERAL revelou e criticou recentemente, por exemplo, atos como: perda de tempo em sessões da Câmara dicutindo presença ou não da bíblia no plenário; excesso de moções bajulatórias e títulos de honrarias; doação de ruas; rombo de devedores no DAE sem que a autarquia cobrasse; anistia a devedores também do DAE, o que desrespeita dos bons pagadores; abertura de licitação para uma empresa atuar num serviço que já tem uma outra empresa contratada para fazer. Isso só para citar alguns.
Agora, permita-me uma pergunta minha: diante de tudo o que o jornal revela e critica, onde está a população reivindicando seus direitos???
Abraços,

21/06/09 19:03  
Blogger carlos disse...

Temos que achar alternativas para o problema , o município precisa da empresa , Americana por sua situação geográfica de ter pouco território precisa realizar estes ajustes , que muitas vezes não agrada a todos. Talvez se a Prefeitura realizar uma reengenharia de trânsito no local muitos problemas de deslocamento sejam resolvidos .
A doação das ruas não é uma medida populista, é uma medida necessária, sem arrecadação financeira o municipio não se sustenta .

Carlos Vizzaccaro

21/06/09 19:06  
Anonymous Anônimo disse...

Acho que Americana tem mais para se envergonhar, afinal, o artista que fez nosso "lindo" Portal ainda está de férias? O prefeito disse para o Liberal no início do ano que as estátuas passariam por uma "lipoaspiração", e até agora, NADA.

21/06/09 19:24  
Anonymous André Augusto disse...

Marcos, boa noite

Eu já vi pessoalmente o responsável pela coluna fazer isso, perguntar se a pessoa é "importante", entende-me ? Eu li a matéria do CCA sobre a conta de água, foi importante na minha opinião, mas como complemento deviam chamar alguém do CCA e entrevistar sobre esse problema, ai seria legal, pois ouviriamos as duas partes. Respondendo a sua pergunta, eu faço a minha parte e tento esclarecer as outras pessoas o que é revelado pelo LIBERAL, fazendo a notícia circular, chegando para aqueles que não tem acesso ao jornal. Outro ponto que questionao, se a dívida é pública, como as dívidas que o DAE perdoou, porque não revelar ??? Outro questionamento, se os poderosos infringem a lei, como por exemplo não pagar impostos, porque então ficar frequentando as festas dos mesmos e divulgando-as ?? Acima nos comentários teve vereador que se auto beneficiou fechando ruas, porque O LIBERAL não vem a público divulgar isso ?? Falta aqui o que a imprensa do Rio Grande do Sul está fazendo com a Yeda Crusius. Ela está sob bombardeio da imprensa porque não justificou a compra de uma casa, leia o que a imprensa gaúcha está fazendo. Se aqui fizessem o mesmo, esses vereadores, o prefeito e o deputado Macris estariam sob júdice.

21/06/09 20:12  
Anonymous Hugo Levino disse...

Caro Brogna,

As pessoas em geral (não só moradores de Americana) não reivindicam seus direitos pelo simples fato de que, as ações impostas pela prefeitura nem sempre geram impacto em todas as camadas sociais, sendo muitas vezes apenas atos regionais, ou seja, a população já tem uma voz fraca, quando ela não se une fica mais fraca ainda.

A idéia que se gera é a de que “eu já tenho muitos problemas para ficar cuidando dos problemas dos outros”, por isso que elegemos nossos vereadores e outros comissionados, para que cuidem dos assuntos relacionados a cada região da cidade. Agora se esses funcionários da população não executam direito suas funções, não vejo nada mais razoável do que uma demissão!

Acho de extrema importância um jornal local com a credibilidade que O Liberal possui! Se mesmo com todos os alertas e notícias que saem todos os dias no jornal não tomamos nenhuma providência, imaginem se nem ao menos conhecêssemos os fatos, seria o sonho de qualquer prefeitura, a sensação de impunidade que seria criada em todas as entidades.

Posso até falar que o jornal acaba fazendo a voz da população, ou até mesmo servindo de capataz de uma população morta, a única fonte que gera inibição a qualquer pessoa pública, já que ninguém quer passar pela vergonha ou vexame de ser criticado em matéria de capa no mesmo, pois se os governantes estão se lixando, acho que na verdade, quem está se lixando mais ainda, deve ser a própria população, pela importância dada a esses assuntos.

22/06/09 09:26  
Anonymous Anônimo disse...

Concordo com o André em partes, realmente o sr. Wagner Sanches só se interessa por gente da alta sociedade, e o pior alem disso, fica falando para deus e o mundo que pobre não tem vez, o sr. Wagner não tem respeito para com os pobres, ele olha como se fosse inferior a ele.

22/06/09 09:41  
Anonymous Francisco Castro disse...

Olá, Marcos! Você tem toda razão, essas pessoas que possuem a responsabilidade de representarem a cidade e o povo dessa cidade deveriam terem mais considerações com as suas obrigações. Observa-se um total desrespeito com as pessoas, nas eleições em que esses políticos forem candidatos, o povo dessa tão querida e estimada cidade deveriam rejeitá-los.

Abraços

Francisco Castro

22/06/09 10:08  
Anonymous MarcãoVilaMedon disse...

Parabens Marcos.
O espaço aqui é para a discussão sobre a vergonhosa doação de ruas e parece que o amigo ai não entendeu bem.
Tenha uma boa semana.

22/06/09 10:40  
Blogger Marcos Brogna disse...

Caro André, novamente respondo.
- Jornalismo sempre busca o que é mais importante para publicar em cada fato a ser noticiado. Isso não é sinônimo de exclusão e sim de foco. Não sei em que contexto o colunista falou isso, mas não é sua conduta excluir ninguém, apenas buscar clicar as pessoas que estão convivendo nos diversos meios sociais (as mais envolvidas com cada evento a se noticiar, talvez por isso a frase "importante");
- O LIBERAL ouviu, mais de uma vez, os responsáveis do CCA sobre a isenção da taxa de água com o DAE. Suas declarações estão nas reportagens já publicadas.
- Que bom que o senhor faz sua parte. É, portanto, uma exceção numa sociedade pacata;
- A lei brasileira impede a publicação dos nomes de inadimplentes, mesmo que seja com o poder público. No caso do CCA, divulgamos porque foi uma isenção dada pelo DAE, não inadimplência do clube. Ou seja, o erro maior foi da autarquia, por ter cedido o desconto;
- Não há nenhum indício de que houve benefício a vereadores por causa da doação de ruas e o jornal não seria irresponsável de acusar isso sem provar. Quem o faz, aliás, está sujeito a ter de explicar em juízo, caso seja acionado;
- O LIBERAL revelou e criticou a doação de ruas porque é um patrimônio público sendo cedido ao poder privado, o que fere a constituição paulista e contraria o interesse público.
- O caso de Yeda, um escândalo de proporção nacional, não tem paralelo com os políticos locais que o senhor cita. Se houver um fato assim em relação a qualquer político local, O LIBERAL não fugirá à missão de divulgar e combater. Só não podemos criar fatos, pois seríamos falsamente combativos.
Abraços e continue à vontade para comentar.
Boa semana a todos!

22/06/09 13:30  
Anonymous Anônimo disse...

Só uma pergunta.
Cade o Ministério Publico ???

22/06/09 13:35  
Anonymous André Augusto disse...

Parabenizo O LIBERAL pelas notícias divulgadas, coisa que a oposição fal nos altos escalões da política brasileira, reflexo que Americana não tem oposição, porque ficar resmungando sobre se fecha uma rua ou não torna-se público porque as pessoas desta rua fechada foram reclamar. Marcos, acho que O LIBERAL pode ser mais combativo contra a corrupção e a vergonha que assola Americana, ficar mais no pé, fazendo as pessoas lembrarem, principalmente em época de eleição, sobre os fatos de um mandato inteiro. Daqui 3 anos e meio, alguém vai se lembrar da rua fechada, das pessoas que ganharam cargo porque são parentes, das pessoas que o Diego mandou embora porque não votou a favor, das contas de água que foram isentas sem levantar a real necessidade dessa isenção.
O Sr. Macris deveria ser mais questionado, afinal, é deputado eleito pela região. O que ele está fazendo ? Quais seus projetos ? O que ele fiscaliza ?
Quanto ao prefeito, esse deveria ser sempre questionado, acompanhei ele quando vereador, e sinceramente, não fez nada, ai a pergunta é, não fez quando vereador para depois como prefeito fazer e aparecer mais na mídia ??? Quanto ao repórter que faz a coluna social, gostei mesmo quando ele colocou um artigo falando que uma senhora ao atravessar a rua tropeçou e um "carrão" ficou ali buzinando para ela sair logo em vez de ajudá-la. Esse artigo reflete o que a cidade está (Ou já se tornou...) tornando. O que foi citado acima nos comentários, Americana necessita de se reorganizar imediatamente, ruas com sentido único para o trânsito fluir, aliás, aqui é o único lugar que vi que é proibido circular ônibus e caminhões em determinados bairros, bairros esses nobres evidentemente. Ai pergunto aos leitores, rico em Americana tem vergonha de andar de ônibus ? Ou será que o transporte público não está a altura da cidade ? Como organizar a cidade para que eu possa ir de um bairro ao outro sem ter que passar pelo centro, agilizando minha ida ao destino ? Como aproveitar os pequenos espaços que Americana ainda possue ? O cheiro que está insuportável, o que fazer para acabar ou diminuir ?
Sugiro que O LIBERAL procure algum urbanista que projete soluções para a cidade, para que os filhos e netos daqui tenham uma cidade melhor, porque do jeito que está, a cidade vai ser ridicularizada mais ainda, deixa o CQC saber que esses vereadores já discutiram a Bíblia ...

22/06/09 14:33  
Anonymous Fabricio disse...

Boa tarde a todos os leitores. O LIBERAL deve fazer mais do que o jornalismo, deve fazer a investigação dos fatos, provar e colocar na primeira página, para que os desmandos na cidade parem de vez. Não adiata falar que o CCA não paga a conta e parar, deve-se ir saber quem do DAE autorizou, quem do CCA concordou, como foi feito no caso da rua, estamparam quais vereadores foram a favor e contra, isso deve ser feito sempre e na época de eleição, fazer uma retrospectiva e sabatina nos vereadores para que o povo se lembre do que foi e não foi feito. Americana precisa se organizar, trânsito, ruas, avenidas. Tem muita rua estreita que é mão dupla e ainda por cima permitido estacionar em ambos os lados, daqui a pouco não passa nem ônibus. E falando em ônibus, porque não colocam um padrão de ponto ônibus informando itinerário das linhas que por ali passam ? Aquele terminal, porque não organizam ele ? Já vi gente ultrapassando o sinal vermelho por dentro do terminal, um absurdo. Porque a guarda municipal não é mais ativa, prendendo carros com som alto, carros que estacionam na esquina (Proibido por lei), motociclistas e carros que infringem a lei.

22/06/09 14:56  
Anonymous MarcãoVilaMedon disse...

O SR Carlos Vizzaccaro acha que pode haver um "Vale Tudo" em nome do progresso.
Eu entendo que é dever da administração municipal dar incentivos sim a todas a empresas inclusive as já instaladas na cidade mas não podemos fazer nada atropelando a lei e o interesse público pois assim estamos abrindo perigoso precedente e podemos transformar esta cidade em um condomínio industrial fechado.
Não caia na falácia dos vereadores que estão querendo o bem da cidade pq oq fizeram foi uma tremenda burrice que no futuro vai ser corrijido pela justiça.
AGORA LEMBRE-SE QUE DE BURROS ESSES VEREADORES NÃO TEM NADA.
PENSE BEM NISSO...

22/06/09 16:28  
Anonymous J. Paulo Cambraia disse...

A mala preta é um sentido figurado da coisa. Nâo acredito em desonestidade no caso, mas mais uma velha mácula brasileira de mistura entre os âmbitos, de influência do paradigma do públicoXprivado. Não compraram rua junto ao secretário, mas acho que a coisa funciona a nível de troca de interesses e favores políticos por trás dos panos. Acho que o secretário agiu com extrema infantilidade nesse caso, parece que não refletiu direito. Como se, atendendo a um favor pessoal talvez de parte da NeoTextil ele tivesse forçado a barra nesse caso. Porque os dois argumentos da Prefeitura: de que ia garantir a arrecadação de impostos, e de que ia garantir empregos já se mostraram, ambas, contraditórias, pelas ações do executivo com outros empresários antes e depois desse acontecido. A devolução em ambulância e reforma no posto dispensa comentário. Então só posso pensar que esse fechamento da rua no S. Vito, assim como fechamento da rua na empresa do vereador O. Nogueira foram uma verdadeira BARGANHA política. Sendo assim, o Liberal está mais que certo em denunciar, pois bens públicos não podem ser tratados com tanto levianismo.

22/06/09 22:35  
Anonymous Anônimo disse...

Cade o Ministério Publico, neste caso ???????

23/06/09 13:42  
Anonymous Zé Mané disse...

Eu entrarei e darei um jeito em tudo isso.

23/06/09 16:58  
Anonymous Anônimo disse...

Se voce acha que vender a rua é um bom ato continue assim .
Se o CQC veio pra cá não foi por causa de nenhuma doação não senhor!!

24/06/09 22:46  
Anonymous Helen M. N. S. disse...

É ridicula essa reação, só pq existe um estabelecimento do Liberal nas proximidades da empresa, ficam fazemdo esse circo todo !!!
Esse estabelecimento do Liberal fica as moscas e está agora querendo chamar a atenção...
Fez muito bem o prefeito e os vereadores, uma vez que o fechamento das ruas não mudou em nada a rotina dos moradores da região, sei disso pq moro no bairro.

Parabens aos politicos de Americana por apoiarem o desenvolvimento e crescimento da industria na cidade, aposto que essa decisão irá atrair outras empresas e com isso mais empregos para a cidade.

E vcs do Liberal parem de sensacionalismo barato, façam um jornalismo mais serio !!!

26/06/09 16:18  
Blogger Marcos Brogna disse...

Cara Helen M.N.S, não cremos que seja ridículo defender que se cumpra a lei. A Constituição do Estado de São Paulo veta a doação de vias públicas ao interesse privado em qualquer loteamento, portanto o que a Prefeitura fez com o aval da Câmara esbarra no que está acima de todos nós: a legislação, que estabelece nossos direitos e deveres. Você diz que isso vai atrair novas empresas. Essas novas empresas virão, portanto, em troca de ruas? Pergunto: o que sobrará de vias, então, para nosso direito incondicional de ir e vir? Sobre o “estabelecimento do LIBERAL” que você cita, há uma interpretação totalmente equivocada. Existe nas proximidades dali um estabelecimento que presta serviços de balcão de anúncios do LIBERAL, como há em vários pontos da região. O dono desse estabelecimento é contra o fechamento e está no direito dele, o jornal nada tem a ver com isso. O LIBERAL está defendendo que o que é público seja do público, até porque, aberto esse precedente, a próxima rua pode ser a sua. Aí, você vai concordar?

26/06/09 17:24  
Anonymous Zé..Mané disse...

Helen M. N. S, se a sua rua for fechada, você concordará ? E mais, você pagará a taxa de iluminação pública ?

26/06/09 21:55  
Anonymous MarcãuVilaMedon disse...

Sr Helen não dá pra defender o oq não tem defesa.
Eu não admito ter um ´patrimônio público doado a quer quer que seja.
Não admito também pagar energia elétrica pra essa gente chantagista.
Se a sra aprova o Vale Tudo e a chantagem ninguém pode fazer nada.

27/06/09 10:54  
Anonymous Anônimo disse...

Marcos Brogna,

Você e o liberal são ridiculos. Aproveita pra procurar no dicionario a diferença entre DOAÇÃO E CONCESSÃO.
Dai voce pode citar a constituição do estado. Eu conheço a região, conheço o espaço que o jornal tem pra vender anuncio.
Nas reportagens do jornal, só aparece esse senhor dono do balcão falando. Será isso coincidencia ou mais uma do jornal.
Gostaria tambem que voces fossem ouvir algum dos funcionarios da empresa. Nunca vi em todas as reportagens sobre o tema alguma entrevista com algum destes funcionarios.
VoCÊ representa o que mais existe de atrasado em nossa cidade. E ainda depois tem coragem de reclamar que não existem opçÒes para a nossa noite.
Se aparecer alguma, não tenho duvida que o liberal vai procurar um vizinho que reclamará do barulho e do transito e dai sera lançada mais um das brilhantes campanhas do Oliberal. FECHEM O BAR JÁ.

27/06/09 14:37  
Anonymous Anônimo disse...

Caro Marcos,

Faça uma pesquisa na cidade e depois publique o resultado.
Qual a maior preocupação do americanense. Não tenho duvida que entre os tres primeiros aparecerá o EMPREGO.
Se depois desta campanha ABUSRDA que o jornal esta fazendo a empresa decidir mudar de cidade, eu gostaria de ouvir uma conversa sua com os funcionarios da empresa e suas familias. OQUE VOCE FALARIA?
Sai do seu gabinete com ar refrigerado e vai as ruas ouvir as pessoas.
Você nem imagina o mal que a sua atitude tem causado pra nossa cidade.
Talvez uma ideia boa seria você proferir uma palestra como aquelas que sempre aparece no jornal na sede da Empresa Neotextil. O TEMA.....Empregos na RPT

27/06/09 14:43  
Anonymous Anônimo disse...

Parabens Helen M.N.S

Voce foi muito feliz nos comentarios com relacao a postura do jornal oliberal qdo diz: E vcs do Liberal parem de sensacionalismo barato, façam um jornalismo mais serio !!!
Estou com vc e nao abro.

27/06/09 23:13  
Anonymous Helen M. N. S. disse...

Sr. Marcos Brogna, pra que tanta tempestade em um copo d'água. Francamente, até parece que a cidade vai ficar sem vias publicas, não há nada de mais no fechamento das ruas nas proximidades da Neotextil, uma vez que la não existem casas, foram fechadas apenas as ruas que cercam a empresas.
Por acaso o sr. sabia da burocracia que existia toda vez q qualquer produto era transportado de um lado ao outro da rua, sendo que pertencem a mesma empresa??Fora o risco de acidentes com caminhões e empilhadeiras trasitando no meio da rua junto aos carros de passeio???
Já q não há moradores nas ruas fechadas, não tem essa história de pagar iluminação publica para a empresa.
Se fechassem a rua que eu moro, concerteza não seria tão egoista, afinal de contas, o que é andar mais um quarteirão em comparação ao progresso que isso pode acarretar !!!

Se falam tanto em leis, e no que fere os direitos do cidadão, e pra onde vai o dinheiro publico, pq não vão conferir os gastos, as notas fiscais, os custos daquele monumento ridiculo na entrada da cidade?? Seria mais interessante e mais util esse tipo de informação...

28/06/09 16:21  
Anonymous MarcãoVila Medon disse...

Coversinha mole D.Helem.
Primeiro se fechassem a rua que a sr mora a senhora iria protestar sim.
Outra coisa não está pensando nas pessoas prejudicadas por uma atitude que afronta a lei e com certeza vai ser revista pela justiça.

29/06/09 18:40  
Anonymous MarcãoVilaMedon disse...

Esses últimos comentÁrios enviados por por um anonimo bossal é de matar.
APARECE COVARDÃO.
MOSTRA A CARA E SE ESCONDE ATRÁS DA COVARDIA DO ANONIMATO.
NOJO

29/06/09 18:51  
Anonymous Anônimo disse...

e ai Marcos Brogna

pq estes ultimos comentarios nao aparecem na pagina do seu blog???Será que vc não gosta de mostrar as pessoas que não concordam com as suas brilhantes ideias.

29/06/09 19:17  
Blogger Marcos Brogna disse...

Anônimo, os comentários passam por moderação e o único filtro utilizado é para barrar calúnias, injúrias e difamações. Os que não entraram contêm ofensas a autoridades. Até liberei um comentário que me ofende, mas o blog não avalisa xingamentos e insinuações a terceiros.
Críticas aqui são benvindas, sempre benvindas, mas em alto nível. E de preferência com seus autores identificados, até porque ter opinião é um direito de todos. E aqui, tenha a certeza disso, cabem as mais diversas opiniões.

29/06/09 19:26  

Postar um comentário

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Início