23.1.09

Só radar não basta

Uma carreta freia quando o motorista vê o radar escondido no canteiro central da SP-304, em Americana, perde o controle do veículo, atropela e mata um aposentado que trafegava de bicicleta no acostamento. Pergunta-se: para que servem os radares?

Se eles não são capazes de controlar a velocidade ao longo de toda a rodovia, por que existem?

Se eles ainda geram acidentes, através das freadas bruscas de quem os vê em cima da hora e tenta diminuir de subito a velocidade, podendo ceifar vidas, como ocorreu ontem em Americana, por que existem?

Se eles não conscientizam nenhum condutor, pois este geralmente mantém velocidade acima do permitido onde imagina não haver o aparelho, por que existem?

Se seu maior resultado é caçar dinheiro dos motoristas, que são flagrados nas horas mais suscetíveis à velocidade, em baixadas onde geralmente o carro "embala", por que...

Opa, está explicado por que existem. É muito mais lucrativo manter apenas esses espiões eletrônicos do que fiscalizar de fato as rodovias, não apenas com aparelhos, mas com policiais atuando contra abusos. E contra a morte.

Mas, você, leitor, o que acha?

imagem sxc

11 Comentários:

Anonymous ducon disse...

SP 304 rodovia, local de perigo eminente, pedestres e ciclistas sabem dos riscos que correm em usar o acostamento com via de transito ou atravessar sem a utilização das passarelas existentes no perimetro urbano, não podemos criticar duramente os motoristas, alguns se execedem no limite de velocidade sim; devemos somente é saber cobrar de nos mesmos a boa conduta de segurança tanto motoristas como pedestres. Não vou culpar o motorista da carreta e nem o ciclista, aculpa xclusiva é do operador do radar que estava escondendo o maldito na moitinha não cumprindo determinação e leis que não é para esconder os malditos caça niqueis rodoviarios, a pergunta fica:

O operador cumpria a determinação de não esconder o radar na moitinha ? Se sim isento-o de culpa. Se não deveria responder civil e criminalmente pela fatalidade, pois, o motorista da carreta não teria freado o imenso veiculo bruscamente se o maldito estivesse sinalizado e a mostra como manda a determinação.

Quanto ao carreteiro, este deveria ser responsabilizado por não andar na velocidade permitida e aceita na rodovia.

23/01/09 08:42  
Anonymous Anônimo disse...

Todos os motoristas que trafegam pela SP 304, sabem que a velocidade máxima permitida lá é 90 Km/h. Os radares existem como forma de lembrar-nos que eles não precisariam existir se todos nós tivéssemos intenção de obedecer tal limite. Infelizmente é através do prejuízo financeiro que muitos aprendem.
Quanto ao fato de serem geradores de acidentes, discordo, considero o argumento falacioso. Em qualquer situação da vida, a trangressão de normas traz ao transgressor algum tipo de punição, então, precisamos assumir a responsabilidade de nossos atos, mesmo quando isso significar prejuízo moral, material, financeiro.
Se as normas nem sempre são justas, vamos reclamar, mas não responsabilizarmos o radar caçador de dinheiro, o mato alto, etc. Quem obedece às normas, não tem medo de radar

23/01/09 09:17  
Blogger Doni Cia disse...

Se o objetivo do Contran é, preservar a vida e evitar acidentes, a sinalização deve ser clara às centenas de metros conforme rege as normas. Por outro lado, se o objetivo é ter receita para seu caixa, é melhor eliminar toda sinalização e deixar os Felipe’s Massa’s da vida ser multados. Assim poupará vidas inocentes que estão no acostamento, mas não escapará o próprio motorista de um acidente fatal. Se todos andassem a 90 km/hora, a mina de ouro secaria, e, em poucos meses iria à falência a empresa terceirizada. Vamos adotar esta estratégia ? Barrichello você me acompanha?

23/01/09 18:34  
Anonymous Laide NIgro disse...

Acho, na minha modesta opinião, que se radar resolvesse algo, os 20% de números de vitimas seriam 80%, 90% ou até l00%.
O que adianta as pessoas diminuírem a velocidade onde estão os radares se logo ali na frente está acima do limite e fazendo barbaridades no transito.
O que realmente resolveria esse problema é a fiscalização com policias nas rodovias, atuando, multando, e principalmente a conscientização das pessoas de dirigir com responsabilidade e respeito ao próximo.
Se cada ser humano fosse suficientemente responsável por ele e por seu semelhante, muitas, muitas coisas poderiam ser evitadas.
Quem tem sua consciência tranquila naquilo que faz não fica preocupado onde estão os radares para não serem multados.

24/01/09

24/01/09 10:30  
Anonymous Rogério Pellisson disse...

Também concordo que agora querem colocar a culpa nos radares que só foram criados pela falta de educação no trânsito.

Se uma rodovia possui uma velocidade máxima é porque foram feitos estudos de segurança para sua definição.

O acidente não aconteceu em função da freada por conta do radar. Aconteceu simplesmente pela freada brusca e perda de controle ocasionada pela alta velocidade.

Ao invés do radar, poderia haver um carro com falha mecânica, um animal na pista, alguma carga que caiu de algum caminhão, ocasionando a freada brusca e, por conta da alta velocidade, a perda de controle.

O trecho da 304 no perímetro urbano que é criticado por ser máxima de 90 km/h tem essa velocidade pois a cada 500 metros há uma entrada (acesso) de veículos

Trafego pela Anhanguera e pela 304 diariamente e a impressão que temos é que o fato de trafegar dentro da velocidade permitida é que seria o incorreto, pois a todo instante motoristas ficam emitindo sinais de luz e "colam" nos veículos.

Mais acidentes somente não ocorrem pela perícia dos motoristas que respeitam a sinalização e equilibram as barbaridades que os "pilotos" fazem.

O pior é que depois os "pilotos" ainda estufam o peito e dizem que sempre trafegaram em alta velocidade e nunca aconteceu nada com eles.

24/01/09 13:04  
Anonymous Anônimo disse...

É utópico imaginar que só porque há uma lei dizendo que o limite de velocidade é X que todos irão cumprir; se assim fosse, nem precisaria de polícia.
Há uma resolução que proibe esconder radares, então porque o DER, órgão público e que deveria dar o exemplo, não cumpre?
A prevenção é a melhor medida para evitar acidentes e crimes.

24/01/09 14:00  
Anonymous Anônimo disse...

Existem vários culpados... 1 o radar escondido (mesmo ilegalmente), 2 o motorista que abusa da velocidade, 3 e o cilista, o que o cilista faz na pista!? 4 quem administra a rodovia que ainda não construiu muros para impedir o transito de pedestres atravessando a pista a pé e de bicicleta. É fato, trafego quase diariamente nesta rodovia, e sempre existem animais, pesdestres e ciclistas ao redor.

mparazzi()gmail.com

24/01/09 18:20  
Anonymous Anônimo disse...

Boa Noite.
Jornalista Anderson... sua matéria desta tragédia choca muita gente e para mim muito mais, pois sou sobrinho deste Senhor cheio de saúde e vitalidade, uma pessoa que dava suporte para muita gente -mulher, genros, nora, netos e sobrinhos - ou seja, uma pessoa especial. A inconformidade do fato e nossa revolta da-se pela distância em que ele estava, aproximadamente 1000mts da entrada da Iacanga e sua residência. Este foi seu trajeto por mais de 18 anos, em sua bicicleta... e pelo simples descuido de alguns motoristas provocam e nos apresenta cenas marcantes.
Creio que o Liberal seja um jornal local de grande tiragem e que por esta expressividade não fique calado junto aos órgão locais, para que não aconteçam mais acidentes relevantes como este, como o de sábado, deste rapaz de 22 anos. Gostaria de acompanhar o desfecho deste caso por vocês para apuração dos responsáveis... será a VAN que freiou bruscamente ou o caminhoneiro descuidado em alta velocidade ou mesmo a sinalização da pista... você trafega por ali... não há placas antes do radar... somente que na pista possui radar... ou seja, sem sinalização correta, preocupação somente em controlar a passagem de milhões de pessoas.
Será que o investimento em semáforos, semelhantes ao da Rodovia Regis Bittencourt não seria a solução?

Conto com o vosso trabalho de grande volume nesta região.

Além de tudo, se for possível, gostaria que me enviasse fotos adicionais.

Um forte abraço

Clemilson Mazzieri

24/01/09 19:40  
Anonymous Anônimo disse...

Muito bem Senhores!!!
Vou dizer poucas palavras. Garanto que sabemos sim dos nossos respeitos com as leis de trânsito, mas será que sempre as pessoas respeitam como o Sr. anônimo escreveu acima. Nós que utilizamos as rodovias sabemos que eles também estão fora das leis e inclusive é preciso sustentar a os seus interesses, e pessoas que não posso citar, mas utilizar o meio ganancioso e desonesto, comprando o seu radar e utilizam em virtude da defesa do DER.
Isso sim é procurar estar de acordo com a Lei? Então meus Senhores, quem nunca errou atire a primeira pedra. Se faz justiça sendo justo.

25/01/09 12:17  
Anonymous marcos leitao disse...

Enquanto as empresas instaladoras de radares forem terceirizadas e faturarem porcentagem sobre as multas aplicadas, a conta dessa ganancia sera paga pela vida de pessoas inocentes e pais de familia. Sao responsaveis pela morte deste homem todos os que descobriram nas multas um meio de arrecadacao. Vale ressaltar que mesmo motoristas que nao estao em velocidade acima da permitida muitas vezes se assustam com as maquinas camufladas ao longo da rodovia.
Marcos Leitao-Americana SP

26/01/09 08:31  
Anonymous Anônimo disse...

Na verdade eu acho totalmente errado esses radares móveis pelas rodovias, uma vez uqe, principalmente a SP 304 não tem nenhuma manutenção. Os matos só são cortados quando estão acima de 1,00 m de altura, e muitas vezes, só cortam o mato, próximo as pontes, onde irão instalar esses radares móveis.
Pra nós que dependemos dessas pistas para irmos pra faculdade, muitas vezes, nos surpreendemos com animais saindo do meio desses matagais, fora que a sinalização fica escondida no meio desse mato todo.

26/01/09 12:42  

Postar um comentário

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Início