Mídia, Ronaldo, limites
Cada vez mais o escândalo estampa com destaque os veículos de comunicação de hoje em dia. Começam nos sites, onde se tem a apoteose da fofoca, e acabam respingando até nos jornais impressos, ainda os maiores guardiões da ética entre todas as outras mídias. E eis um perigo.Nós jornalistas aprendemos na faculdade que notícia é um fato que passa pelo filtro do interesse público. Um fato que se encaixa na intersecção entre o que mais muda e o que mais interfere na vida da sociedade focada pelo veículo de comunicação. Mas, essa fórmula há muito tempo vem sendo trocada pelo celebritismo, uma febre no jornalismo que atropela o interesse público em nome da curiosidade sobre a vida privada.
Um exemplo é o programa que o jogador Ronaldo teria feito com três travestis. Seria isso notícia? Em que as manchetes sobre sua vida sexual muda e/ou interfere na vida dos leitores? Em que, portanto, configura interesse público? Aliás, qual o limite entre a vida privada do jogador e a pública? E qual o limite da mídia em relação a isso?
São perguntas que os jornalistas estão deixando de fazer porque, assim como o Ibope tem ditado a programação televisiva, o número de cliques tem determinado o que se posta nos sites. Assim como a venda em banca ou o "chamar a atenção" tem sido a tônica também dos impressos.
Mas o caminho é muito perigoso e um exemplo muito simplório ilustra tal perigo. Entre uma pessoa que vive lhe contando fofocas e outra mais séria, que não perde tempo com a vida alheia, em qual você acredita mais? Se você respondeu que acredita mais na pessoa menos fofoqueira, está comprovando que a fofoca na mídia gera perda de credibilidade. E credibilidade é o oxigênio de qualquer veículo de comunicação.
imagem sxc



4 Comentários:
Sinceramente nunca gostei desse cara, acho um jogador comum, como case de marketing ai sim concordo, dois empresários que o transformaram no fenômeno de vendas que foi, empresários esses que foram presos por sonegar impostos. Sem eles, El Gordo (Como o Diário argentino Olé o chama) passou a ser o que a maioria dos jogadores oriundos das classes humildes é: Deslumbrado, acha que as mulheres se aproximam dele porque ele é o cara mais lindo do mundo, usa da fama para ter privilégios... e a maioria cai na conversa dele. Depois vem com Instituto, ONG, projeto social, etc, para posar-se de bonzinho. Ronaldo, vá sossegar em algum canto e deixe todos em paz .
Hoje na mídia: Travestis mudam de opinião e dizem que estão arrependidos... a pergunta é: " Quanto que Ronaldo pagou pelo silêncio dos trevestis ? ". Ju$$$$$$$tiça BRA$$$$$$ILEIRA, uma vergonha sem limites.
POUCOS BRASILEIROS SÃO INCORRUPTÍVEIS E INVENDÁVEIS. A GRANDE MAIORIA DA POPULAÇAO SE VENDE E SE RENDE A QUALQUER DOIS "MIRRÉIS". POVO BURRO? DESPREPARADO? OMISSO? CHAME COMO QUISER, PORQUE SOMOS O QUE SOMOS, GRAÇAS A INDUSTRIA DA FOFOCA QUE PREVALECE EM TODOS OS LUGARES DO BRASIL E EM QUALQUER SEGMENTO, SE VENDE PRODUTOS EM NOME DISSO. ATÉ AQUI EM AMERICANA, JA ESTAMOS VIVENDO ATAQUES E IMPROPÉRIOS EM BLOGS E SITES E ISSO CANSA E NOS REMETE AO MAIS CRUEL QUADRO DE PAIS SUB DO SUB DO SUB E CIDADEZINHA PROVINCIANA, SEM PÉ DE SERRA.
Se existe a indústria da fofoca é porque alguém compra ... se ninguém comprasse, logo, a indústria iria a falência. Em Americana tem pessoas que fazem de tudo para sair nas colunas sociais (Leia-se fofocas), e depois reclama por sair nela ...
Postar um comentário
Links para esta postagem:
Criar um link
<< Início