20.3.08

Mais presos soltos

Manchete do jornal O LIBERAL desta quinta-feira revela que neste ano mais presos serão liberados para a Páscoa na região. O aumento é de 14,7% em relação a 2007, o que significa que 2.835 detentos serão liberados no feriado contra 2.470 no ano passado.

O tema gera polêmicas, principalmente porque, sempre que se liberam presos para feriados como Páscoa, Dia das Mães, Natal e etc, muitos voltam a praticar crimes e sequer retornam às celas.

Juristas que defendem a liberação dizem que ela é necessária para a ressocialização do preso, ou seja, para que ele possa ter um contato com a sociedade e a família para as quais deverá voltar quando terminar a pena.

É verdade. Mas, na prática, não é bem assim.

O sistema carcerário brasileiro é uma escola do crime, com cadeias abarrotadas, onde o ócio e a violência prevalecem. Quer dizer: jogar um criminoso na cela significa jogá-lo em um mundo que o tornará ainda mais perigoso. Quer dizer também que, quando ele sair, muito provavelmente voltará a praticar crimes, talvez ainda piores.

Só isso já basta para concluir que soltá-lo temporariamente significa riscos à sociedade. Mas ainda há um outro problema: no Brasil, falta controle para que a polícia acompanhe os presos enquanto estão temporariamente soltos, diferente de alguns países que os monitoram com tecnologia que dificulta em muito fuga ou prática de crimes.

Enfim, antes de resolver o problema fora dos presídios é preciso resolvê-los dentro de cada cela.

imagem sxc

0 Comentários:

Postar um comentário

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Início