13.11.06

Do próprio veneno

A "Folha de S.Paulo" está incomodada com o fato de um de seus telefones ter o sigilo quebrado pela Polícia Federal. O jornal deu a notícia em destaque quando o fato ocorreu, na semana passada, assim como fez editorial em seguida repudiando o que chama de abuso das autoridades.

Antes disso, dois repórteres da "Veja" tiveram de depor como testemunhas no caso do dossiê e não apenas a revista como jornais solidários a ela repudiaram o fato. Disseram que os repórteres foram humilhados e coagidos e que, também, foi um abuso das autoridades.

No caso da "Folha", assim que soube que se trataria do telefone do jornal, a PF desconsiderou a investigação. No caso da "Veja", a resposta das "autoridades" é que não houve nenhum tipo de coação ou humilhação aos jornalistas, apenas o procedimento de praxe a qualquer cidadão.

São casos interessantes de a mídia experimentando do próprio veneno. A "Folha" está entre os tantos jornais que se aproveitam de meios ilegais ou inconclusos de investigação para bombardear manchetes. Grampos telefônicos ou citações ainda insuficientes para conclusão ganham destaque no jornal. A "Veja" vai além, chega a fazer sua opinião prevalecer sobre os fatos.

Agora, ambos passam por situações parecidas ao que tanto expõem em suas páginas, quando os investigados são os outros. Casos que viram manchetes apesar de ainda serem indícios e que muitas vezes significam uma sentença para a opinião pública.

Um exemplo clássico é o caso Escola Base. A grande mídia bombardeou que os donos da escola eram acusados de assediar os alunos. Não havia conclusão alguma, apenas indícios, mas as manchetes foram suficientes para destruir não apenas a escola como a vida de seus donos. Nada foi provado em seguida, mas o estrago já estava feito, porque a "sentença" saiu antes, condenando inocentes nas folhas de jornal.

Claro que são abomináveis quaisquer tipos de abusos das autoridades ferindo a liberdade da imprensa e o direito ao sigilo das fontes. Mas também são condenáveis atitudes tão corriqueiras da mídia de investigar mal e destruir vidas.

Imagem SXC

17 Comments:

Dalton Campos said...

E o contraponto a Folha é o que? O Liberal? A Polícia Federal está manchando sim o nome que veio fortalecendo desde o governo Fernando Henrique. Nós não precisamos de uma CIA, não precisamos de uma nova ABIN. Arapongas estão fora de moda. Precisamos sim de uma mídia ativa que abra todas as portas. Erros acontecem, não nestes casos. Todo mundo tem direito a consultar seu advogado num interrogatório. Porque os repórteres da Veja não?

1:41 PM  
Carlos Schaefer said...

Marcos,

Dessa vez eu discordo totalmente de voce. A imprensa como qualquer outra entidade pode errar e deve sim arcar com a consequencia dos seus erros, mas na forma da lei. Sendo assim, nada justifica essas ações ignóbeis da policia federal contra a VEJA e a FOLHA. É sempre bom lembrar que esse governo que aí está já tentou por várias vezes controlar a imprensa e vive criticando a mídia se dizendo perseguido.
O que está acontecendo é muito grave e perigoso e qualquer comentário que possa servir de incentivo a esse tipo de prática criminosa deve ser evitado.

2:08 PM  
Carlos Schaefer said...

Marcos,

Dessa vez eu discordo totalmente de voce. A imprensa como qualquer outra entidade pode errar e deve sim arcar com a consequencia dos seus erros, mas na forma da lei. Sendo assim, nada justifica essas ações ignóbeis da policia federal contra a VEJA e a FOLHA. É sempre bom lembrar que esse governo que aí está já tentou por várias vezes controlar a imprensa e vive criticando a mídia se dizendo perseguido.
O que está acontecendo é muito grave e perigoso e qualquer comentário que possa servir de incentivo a esse tipo de prática criminosa deve ser evitado.

2:09 PM  
Augusto Júnior said...

Sinceramente...
Tivemos um exemplo absurdo a menos de um mês em relação a isso.
Poucos lembram do fator decisivo que a rede globo teve em 1989 fazendo do "marajá" Fernando Collor, um presidente ideal para o país com as faladas edições dos debates na época.
Após este incidente a globo, detentora de grande parte das informações e forte influência em mídia televisiva, nada pode fazer em relação às últimas eleições e aos escândalos do governo atual, mantendo-se imparcial. Resultado: Deu no que deu.
Esta será uma eterna incógnita da real função das mídias investigatívas, tanto para o governo quanto para a sociedade.

12:13 AM  
Carlos Schaefer said...

Augusto,

Concordo parcialmente com voce porque na época votei no Lula e isso é uma das coisas da qual mais me arrependo na vida pois sei que meu voto ajudou a fortalecer toda essa sujeira que aí está. Acho que a Globo não faz mais do que a obrigação de se manter imparcial SEMPRE pois certamente isso lhe dará credibilidade e maior audiencia em relação a seus concorrentes Bandeirantes e Record que claramente trabalharam para o Lula, através dos comentaristas políticos Franklin Martins e Paulo Henrique Amorim. Ironicamente, a Band costuma se auto-entitular "imparcial" enquanto vende fitas e CD´s sobre a vida do Lula.
A verdadeira e saudável censura quem deve fazer é o consumidor deixando de assistir, ouvir ou ler veículos de mídia que criaram agora o termo "linha editorial" para poder trabalhar livremente de acordo com sua conveniencia.

10:47 AM  
L.Vasconcellos said...

Gente o que é isso? Quer dizer então que a impressa agora pode dizer o que quiser, quando quiser, de quem quiser que está tudo bem? E espera ai, a globo foi imparcial nessas eleições? É brincadeira né? Cito o caso do acidente da gol em que a globo disse não tem divulgado para não criar panico. Eu entrei em panico sim, pela flta de noticias, poderia ser vôo de uma amiga que vinha para brasilia praticamente no mesmo horário. Imparcialidade? Nos comentários de Alexandre Garcia e Arnaldo Jabor? É brincadeira? Já que está tão em moda CPI porque não uma CPI da midia. Ah, lembrando e o caso Amir Sader ninguém comenta? Ninguém vai falar que a ditadura já acabou e ele como jornaista tem a " liberdade" de manifestar-se. Se Amir Sader foi condenado porque os jornalistas da VEJA não pode prestar depoimentos. Só quem vive em um mundo de " Conto de fadas" pra acreditar na Veja...Tem gente a té que acha que o Mainardi é principe encantado....

11:00 AM  
Carlos Schaefer said...

Vasconcellos,

Obrigado por nos dar um bom exemplo da diferença entre jornalismo e crime previsto na forma da lei.
Vejam um pequeno trecho do artigo desse Emir Sader contra Jorge Bornhausen que lhe rendeu uma condenação de perda do cargo de professor na UFRJ e prisão. Ele também é jornalista da Carta Capital, lógico:
"Saiba que o mesmo ódio que devota ao povo brasileiro e à esquerda, a esquerda e o povo brasileiro devotam à sua pessoa – mesquinha, desprezível, racista. Ele nos fortalece na luta contra sua classe e seus lucros escorchantes e especulativos, na luta por um mundo em que o que conte seja a dignidade e a humanidade das pessoas e não a “raça” e a conta bancária. Obrigado por realimentar no povo e na esquerda o ódio à burguesia."

Esse sujeito prega essas idéias para seus alunos na UFRJ...

3:44 PM  
Marcos Brogna said...

Caros, o debate está quente e prova mais uma vez que a internet tem encontrado o caminho da democratização da mídia (talvez por isso já haja quem queira controlá-la).
Quero lembrar, Carlos, que eu disse no texto acima que "são abomináveis quaisquer tipos de abusos das autoridades ferindo a liberdade da imprensa e o direito ao sigilo das fontes". Porém, também é abominável o fato de a mídia constantemente dar a sentença de "culpado" a quem ainda nem foi investigado.
E não estou levando o debate a nenhuma paixão político-partidária. Prova disso é que citei o caso Escola Base, que foi mais que um erro, foi um escândalo que põe em xeque a "equação" ainda utilizada por muitas redações para definir o que é notícia.

4:18 PM  
Carlos Schaefer said...

Marcos,

Eu gostei do exemplo do Emir Sader porque caracteriza bem a diferença entre jornalismo e irresponsabilidade. Isso não tem nada a ver com censura mas tudo a ver com atos e consequencias. Sem censura e no estado democratico de direito cada um pode fazer o que bem entender, mas tem que saber que existem leis e elas devem ser respeitadas. Quem exagerar deverá encarar a justiça, aliás, como qualquer cidadão de qualquer profissão.

4:44 PM  
Anonymous said...

Concordo com a justiça ,aos abusos, porém que ela seja igual à todos. Se EMir sader ( que ja teve sua condenação anulada!) Deve ser punido, porque não tantos outros que falam o que querem por ai sem medir consequencias. E Carlos você diz que ele é colunista da Carta Capital, engano seu ele é da Caros Amigos. Que ao contrario de muitas publicações que se "dizem" imparciais explicam porque optaram por seguir determinada linha editorial. E cito mais uma vez que LIBERDADE é uma coisa FALAR O QUE BEM ENTENDER É OUTRA. Acho muito interessante o caso da Escola Base, pois algumas vidas foram destruidas ali por incosequencia da imprensa. Eu não recebo os beneficios do governo, tenho uma profissão, nunca me enquadraria nessa tão "ofendida" elite, porque a minha formação ética não permite que eu feche os olhos para as injustiça e para aqueles que às defendem.
L. Vasconcellos

9:03 PM  
Anonymous said...

Concordo com a justiça ,aos abusos, porém que ela seja igual à todos. Se EMir sader ( que ja teve sua condenação anulada!) Deve ser punido, porque não tantos outros que falam o que querem por ai sem medir consequencias. E Carlos você diz que ele é colunista da Carta Capital, engano seu ele é da Caros Amigos. Que ao contrario de muitas publicações que se "dizem" imparciais explicam porque optaram por seguir determinada linha editorial. E cito mais uma vez que LIBERDADE é uma coisa FALAR O QUE BEM ENTENDER É OUTRA. Acho muito interessante o caso da Escola Base, pois algumas vidas foram destruidas ali por incosequencia da imprensa. Eu não recebo os beneficios do governo, tenho uma profissão, nunca me enquadraria nessa tão "ofendida" elite, porque a minha formação ética não permite que eu feche os olhos para as injustiça e para aqueles que às defendem.
L. Vasconcellos

9:03 PM  
Carlos Schaefer said...

Defina "Elite"

10:18 AM  
Anonymous said...

Você!
LVasconcellos

2:09 PM  
L.Vasconcellos said...

Ah, e mais um monte de gente que pensa como você, alias, tenho muitos amigos com o mesmo padrão de pensamento e que não conseguem ver além do próprio umbigo. Pessoas que acham que a "classe média" está sendo prejudicada com as politicas sociais, que os pobres vão deixar de trablhar por auxilios miseros. Gostaria sim que os mais pobres deixassem de trabalhar uma semana, pra você ver quem vai colher o lixo da sua rua, quem vai limpar o seu escritório, quem vai plantar a fruta que você come no seu café da manhã que e muitos nem tem. Convido-lhe a visitar algumas comunidades pobres e alguns projetos sociais. Talvez você conheça algum ai na sua cidade. Me entristece muito saber que em pleno século XXI ainda exixtem pessoas com pensamento tão arcaico e moralista.

2:29 PM  
Carlos Schaefer said...

BINGO !!!!!

3:21 PM  
Carlos Schaefer said...

BINGO !!!!!

3:21 PM  
Anonymous said...

EU JÁ SABIA
L.Vasconcellos

6:44 PM  

Postar um comentário

<< Home